
Há 22 anos com você!
Você sabe lavar a sua roupa de proteção individual (EPI)?
04/07/2015 13:09Por mais que pareça uma pergunta de dona-de-casa exigente, a resposta não é tão óbvia quando se trata de equipamento de proteção individual (EPI). Na verdade, no caso de EPI esta questão é vital.
Isto porque, antes de tudo, existe uma norma que contempla os processos de lavagens e engloba as diretrizes a serem seguidas para não comprometer o produto [a saber, a ASTM F1449 Laundering of Flame]. De acordo com esta norma, o vestuário deve ser submetido ao teste de flamabilidade após 25 lavagens.
O mercado brasileiro, em contrapartida, estabelece 100 lavagens para determinar se o equipamento foi ou não aprovado. Digamos que este se enquadre em um daqueles casos em que “a norma não pega”.
Cabe ressaltar, no entanto, que nos Estados Unidos a roupa geralmente é lavada no seu devido lugar. Quem cuida das lavagens são as empresas, zelando o equipamento de forma propícia e usando as corretas dosagens de produtos. Além disso, utilizam máquinas de lavanderia industrial, que possuem tambor horizontal e estão em concordância com a norma.
Aqui no Brasil, na maioria das vezes acaba-se usando um dos eletrodomésticos mais queridos do Brasil: a máquina de lavar convencional, que não é adequada para comportar um EPI.
Além disso, outros aspectos são negligenciados: cada lavagem, devido à reação com o cloro, pode remover gradativamente o fósforo do equipamento e por conseguinte reduzir a sua vida útil. O sabão em pó e o amaciante, por si só, são inflamáveis e apresentam risco ao usuário caso permaneçam na roupa.
[FONTE: Interface Engenharia Aduaneira]
—————