
Há 22 anos com você!
Você sabe qual o papel de cada profissional na obra?
14/07/2016 16:40Quem nunca teve dúvidas sobre qual é o papel de cada profissional na obra? Muros erguidos, cômodos divididos, paredes pintadas, tudo isso deve ser do jeitinho que você sempre sonhou. Mas afinal, qual o papel de cada profissional e quem devo contratar?
Veja aqui a função de cada um dos profissionais envolvidos nas obras da construção civil.
Quem são e o que fazem os responsáveis pela obra?
Encarregado geral da Obra: Atua desde o planejamento, organização até o monitoramento da obra
Mestre de Obra: Gerencia outros prestadores de serviço tais como servente, pedreiro, carpinteiro e outros. Também está sempre a procura de possíveis falhas nos processos da obra
Pedreiro: Aplica revestimentos, faz o gerenciamento do local da construção da casa e também prepara os elementos que serão utilizados (Exemplo: massas e concreto)
Servente: Basicamente seu papel é auxiliar tanto o carpinteiro quanto o pedreiro, executando cortes de materiais e preparação de massas, por exemplo
Carpinteiro: Aloca cavaletes, planeja os cortes de madeira, checa esquadros, etc. Muitas vezes responsável pelos trabalhos no telhado e/ou esquadrias.
Empreiteiro: Normalmente, possui a responsabilidade de contratação dos outros prestadores de serviço para construção, juntamente com as obrigações de seus respectivos encargos trabalhistas. Muitas vezes pode ser o próprio engenheiro estrutural o responsável pelos cálculos e projetos para que sua casa tenha os corretos alicerces e seja sempre segura e resistente.
Pintor: Como o próprio nome sugere, o pintor é o responsável pela pintura da obra, além da preparação das paredes e tintas, e da realização da previsão do quanto será gasto com a pintura.
Arquiteto: O nível de abrangência do papel de um arquiteto em uma obra pode ser bem grande. Esse tipo de profissional possui conhecimentos para tornar-se o responsável por todo o gerenciamento da construção de casas (utilizando-se de uma equipe). Também é responsável pelo projeto da obra.
Bombeiro Hidráulico (Encanador): o profissional encarregado de realizar todo o trabalho de hidráulica. Muitas vezes fica responsável por ajudar a realizar orçamentos nas lojas e buscar os produtos.
Eletricista: responsável por todo o trabalho em elétrica, cuidando de toda a fiação de sua casa, além da instalação das caixas de força, chuveiros e quaisquer outros aparelhos que necessitam de ligações elétricas. Assim como o encanador, pode auxiliar nos orçamentos de elétrica e pode buscar os produtos.
Gesseiro: responsável pela realização dos forros de gesso, seja no teto, ou trabalhos em dry-wall, uma parede que ocupa menos espaço da casa e gera menos entulho na obra. Atente-se que nem todos os gesseiros fazem os dois tipos de serviço.
Engenheiro Hidráulico: muitos se esquecem do engenheiro hidráulico, mas ele pode ser muito importante para reduzir o consumo de energia (isso mesmo! – quando a água quente sai do aquecedor e chega no seu chuveiro, ela está perdendo calor. O engenheiro hidráulico vai garantir que os encanamentos façam o menor percurso, perdendo menos calor) e permitir que seu banho tenha sempre a melhor pressão, de acordo com as especificações de cada produto. Além disso, vai garantir que você gaste menos dinheiro com encanamento. Pagar um engenheiro hidráulico pode sair muito mais barato no médio e longo prazo.
Engenheiro Elétrico: muitos também se esquecem de contratar um engenheiro elétrico. Ele auxiliará para que sua casa fique mais segura e não ponha sua família em risco. Residências sem projetos elétricos podem ficar mais vulneráveis a incêndios e curto-circuitos.
Outros: Por fim, é possível que você precise de ladrilheiro (para assentar ladrilhos e azulejos), topógrafo (responsável por demarcações nos terrenos – vai atuar dependendo do tamanho da obra), paisagista (todo o trabalho nos jardins e áreas externas), designer de interiores (podendo ser o próprio arquiteto, vai realizar um trabalho complementar ao projeto da obra), entre alguns outros.
Após saber um pouco mais sobre o papel dos prestadores de serviço na obra, você deve estar se perguntando: “ok, mas como é feito o pagamento da minha obra dos profissionais?”. Geralmente, as obras podem ser pagas seguindo três critérios: dia de trabalho, metro quadrado ou obra como um todo. O valor do metro quadrado ou da obra em si varia de acordo com a região e os prestadores do serviço, juntamente com o padrão da construção da casa (alto, médio ou baixo).
Existem planilhas que podem te ajudar a ter noção do preço médio da sua região. O CUB (Custo Médio Brasil) da mão-de-obra para construção civil pode ser acessado clicando nesse li. Na planilha, procure pela região onde você vive (Sudeste, Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste), para ver quanto costuma ser cobrado pelo metro quadrado de serviço. nk
Perceba que é apenas uma média, que engloba muitas cidades e muitos tipos de serviços. Porém, pode ser uma forma de você prever os custos de sua construção com mão-de-obra de uma maneira menos subjetiva.
[Fonte: Siote Blog]
—————