Há 22 anos com você!


Três tipos de iluminação que toda casa precisa

09/03/2016 11:04

Dependendo do estilo de iluminação utilizado, você pode valorizar os ambientes do seu lar e deixar as tarefas diárias mais agradáveis.

Os tipos de iluminação podem ser: direta, indireta ou difusa. Cada um deles tem uma função específica na casa. Se usados da maneira correta, o ambiente pode ficar mais confortável e aconchegante - sem falar na decoração, que também sai ganhando com belos pendentes e lustres.

Veja, abaixo, cada tipo de iluminação e entenda sua função:

 

Iluminação Difusa

Este tipo de iluminação é a forma mais popular e versátil de iluminação, sendo instalada no teto e centralizada nos ambientes.

Pode ser usada em salas, quartos, banheiros e até mesmo garagens. É muito eficiente para iluminar mesas de jantar e bancadas, pois distribui a luz de forma harmônica e homogênea. Ou seja, todo o ambiente é iluminado de forma igual, sem contrastes.

Este efeito pode ser obtido usando luminárias com vidros leitosos, acrílicos e tecido branco. Em acabamentos brilhantes, como porcelanato ou mármore, esta iluminação é a ideal.

Uma dica: se você tem ambientes integrados, é interessante criar circuitos de energia elétrica separados para os espaços, assim é possível escurecer um cantinho e clarear outro, de acordo com a ocasião.

 

Iluminação Indireta

Este tipo de iluminação é usado para deixar o ambiente mais aconchegante e intimista, pois direciona o fluxo luminoso para cima, de forma que seja refletido pela superfície branca do teto e se espalhe pelo ambiente. É ideal para quartos e salas, pois ilumina o ambiente de forma suave.

A luz indireta pode ser posicionada em detalhes no chão, no gesso ou no forro através de arandelas ou spots direcionados. Para tirar todo o potencial desse tipo de iluminação, o ideal é que a superfície de reflexão seja clara. Se o ambiente ficar escuro, tenha sempre mais de um fonte de luz para evitar a fadiga visual.

 

Iluminação Direta

Geralmente é utilizada em escritórios e salas de estudo, de leitura ou costura. Este tipo é perfeito para atividades focadas, como ler, estudar e costurar, por exemplo, pois facilita, entre outras coisas, a concentração e o uso do computador. Realizar essas tarefas com a luz muito próxima dos olhos pode prejudicar a visão a longo prazo.

Aposte nessa opção para destacar algum cantinho da casa, como uma peça de decorativa, uma parede texturizada, aquela obra de arte que você adora ou qualquer item do lar que mereça estar sob pequenos holofotes. A iluminação direta cria cômodos cênicos, e também é chamada de iluminação cênica.

Uma boa opção para conseguir este efeito são spots de sobrepor ou de embutir, assim como luminárias, abajures, pendentes e lâmpadas penduradas.

 

[Fonte: Blog e-Lustre]

 

—————

Voltar