Há 22 anos com você!


Sua casa tem mofo? Veja como ele surge e saiba eliminá-lo para sempre

19/02/2018 11:13

Não se desespere: você não é o único a ter problemas de mofo ou bolor em sua casa

 

Infelizmente, mofo ou bolor é algo até bastante comum dentro das edificações. Certamente, não é bonito nem saudável e, por isto, é fundamental encontrar soluções para eliminá-lo de vez. Ninguém gosta e quer manchas de bolor nas paredes, tetos, móveis, roupas e objetos.

Antes de tentar remover as manchas de bolor de sua casa, porém,  observe como elas se formam, para que o mofo seja eliminado pela raiz. Veja várias dicas que, com certeza, serão de grande ajuda:

Quais são as causas do bolor?

Certamente você já se questionou mil vezes sobre as razões de ter bolor em casa. E a verdade é que a resposta pode ser diversa, já que existem vários fatores:

  • A sua casa poderá ser muito úmida e pouco ventilada, o que acaba gerando mais problemas na estação mais fria (ou chuvosa) do ano. A umidade do ambiente não deve exceder 55%, pois, ao atingir este nível, criará condensação no teto, paredes, janelas, gerando fungos, manchas e bactérias num curto espaço de tempo.
  • Uma pintura inadequada poderá acelerar o desenvolvimento de fungos.
  • Limpar várias paredes com o mesmo pano e a mesma água. Como se sabe, o bolor é um fungo e,  se limpar várias superfícies com o mesmo material, acabará por espalhar essa bactéria por todo o lado. 
  • Falta de limpeza e manutenção.
  • Se a sua casa for localizada num piso térreo, acima de porão ou por baixo de terraços, terá maior probabilidade de criar bolor nas paredes.

 

Quais são os perigos do bolor para a sua saúde?

É verdade que o bolor prejudica a sua saúde, sendo esta questão mais importante que o lado estético. Neste sentido, é fundamental removê-lo, sempre que possível, de sua vida, para o seu bem-estar e de todos que habitam a sua casa.

Mofo pode causar sérios problemas respiratórios, como crises de asma, alergias respiratórias e infecções. Se crianças estiverem com baixa imunidade e forem expostas ao mofo, aumenta a probabilidade de terem problemas respiratórios.

Por outro lado, quem já sofre de asma ou outros problemas respiratórios tem seu diagnóstico agravado. Podem ocorrer também problemas como dores de cabeça, fadiga e fraqueza.

 

Produtos e técnicas caseiras para limpar o bolor

Para eliminar o bolor da sua casa, pode-se fazer uso de técnicas profissionais ou caseiras. Claro que, se o problema for realmente grave e alarmante, ou se não puder fazê-lo, aconselhamos o trabalho de profissionais competentes.

Com produtos que tem em casa, você consegue fazer verdadeiros milagres:

  • Limão: sua acidez é perfeita para azulejos de banheiros, por exemplo;
  • Faça uma solução com bicarbonato de sódio misturado com água;
  • Vinagre branco (e somente o branco, não pode ser o tinto nem o balsâmico);
  • Água com sal: ideal para roupas com manchas de bolor.

Coloque vinagre ou bicarbonato de sódio em um pulverizador, aplique no local com manchas de bolor e aguarde fazer efeito. Depois, limpe com bastante água. Se usar escova ou pano, limpe só a zona afetada. Não espalhe, de forma alguma, o pano sujo, para não espalhar fungos em áreas ainda não contaminadas.

Como em qualquer processo de limpeza, utilize sempre máscaras e luvas. Mantenha o ambiente arejado e afaste as crianças longe desta atividade.

 

Como limpar o bolor e não voltar a vê-lo?

Quantas vezes limpamos o bolor de uma parede e, na semana seguinte, novas manchas aparecem, e em maior quantidade? Se este é o caso, é porque você não usou os produtos adequados e não teve cuidado no processo de limpeza. Limpar várias superfícies com a mesma água suja, ou com o mesmo pano, só piorará a situação. O fungo irá espalhar-se como uma praga.

Depois de limpar o bolor, deve-se ter alguns cuidados.  É importante arejar o espaço, abrir as janelas todos os dias, deixar entrar a luz natural, comprar um desumidificador.

Se o problema persistir, ataque o problema de forma profissional: verifique se há problemas de infiltrações, melhore a impermeabilização do local e use tintas próprias, antifúngicas, para pintar as paredes e o teto.

 

[Fonte: Homify]

 

 

—————

Voltar