
Há 22 anos com você!
Saiba quais são os tipos de pisos mais usados
16/07/2014 10:49Piso de Cimento
O piso mais simples que se pode fazer é o piso de cimento sem revestimento. É usado assim por ser o mais barato, mas tem dois graves defeitos: mancha muito e produz constantemente uma poeira muito fina .
Existem duas maneiras de contornar estes dois problemas:
- Pintar o chão com tinta para pisos de cimento: pronta para usar, boa resistência ao atrito, simples de lavar;
- Aplicar sobre o cimento um produto impermeabilizante, que fecha os poros, endurece o piso e dificulta manchar o chão.
Lajotas
Um dos pisos frequentemente usados, pela possibilidade de formas e preço. Sem grande resistência a arranhões e manchas, mas muito simples de manter.
Para deixar a lajota sempre bonita, primeiro limpe bem o piso com água e sabão, retirando qualquer mancha ou poeira. Deixe secar . Para dar brilho, aplique semanalmente uma camada de cera líquida incolor ou no tom da lajota.
Depois de duas horas, lustrar a superfície com uma enceradeira.
Quando a lajota estiver muito opaca, é possível ainda usar óleo automotivo queimado. Espalhe com uma estopa, inclusive nas juntas, retirando a porosidade do piso. Deixe secar por um dia e refaça o tratamento. Mas não se esqueça que este óleo tem cheiro e é tóxico - mantenha crianças e animais longe do local de trabalho.
Ardósia
Não é indicada para o passeio ou espaços ao ar livre, pois, além de lisa (muito escorregadia), esquenta bastante. Mas pode ser usada para fazer detalhes, desde que seja colocada com grande espaço de rejunte.
Manutenção: limpeza constante, mancha com facilidade; para selar os poros, o ideal é colocar uma camada de resina, mas isso deixa a pedra ainda mais lisa.
Aplique uma solução de ácido muriático e água, na proporção de 1 para 10 (se for para remover a sujeira logo após a colocação ou para fazer uma limpeza profunda). Se necessário, use uma espátula.
Para recuperar ou proteger, dando brilho ao chão de ardósia, use resina apropriada para ardósia (encontrada em qualquer loja de material de construção).
Por último, aplique cera incolor e seu chão de ardósia estará protegido contra manchas, com brilho e uma excelente aparência.
Piso cerâmico
O piso cerâmico apresenta uma enorme diversificação de desenhos, formas e cores. É um dos mais usados na moderna construção civil, tanto para interiores quanto para exteriores, pois é bonito, durável e fácil de limpar.
Há muitos tipos distintos, inclusive com peças especiais para calçada, que são antiderrapantes e com PEI (resistência a abrasão) maior que três
A sua manutenção é simples, feita com água e sabão.
Granito e Pedras
Cuidados de uso:
- Evitar a queda de materiais pesados, que possam danificar as peças.
- Evitar o uso de vassouras de piaçava ou similares, que possam estragar o rejuntamento e riscar as superfícies polidas.
- Evitar, pelo mesmo motivo, lavagens freqüentes.
- Não se apoiar ou subir nas bancas de granito. As características físicas destas peças não suportam peso dessa grandeza.
Para manutenção, encere os tampos com cera incolor líquida. Limpe as superfícies com pano umedecido com sabão neutro. Não use detergentes corrosivos, sapólios ou similares, que atacam a superfície e deterioram o seu brilho. Remova imediatamente as manchas nos granitos, a fim de impedir sua penetração, o que torna a limpeza da mancha impossível.
Granito Rústico
Assentado sobre a areia, é permeável e não mancha, mas pode ficar um pouco irregular.
Manutenção: se a junta for de areia, ela tende a sair e precisa ser reposta.
Miracema
É antiderrapante, não precisa de mão-de-obra especializada e é possível variar corte e paginação.
Exige manutenção constante, para que não absorva sujeira e não fique encardido.
Mosaico Português
Tem quatro cores (mostarda, branco, preto e vermelho) e permite desenhos variados, mas o assentamento é demorado e feito com mão-de-obra especializada.
Sua manutenção é fácil, mas precisa de limpeza constante; algumas pedras podem descolar com o tempo.
Pedra-Goiás
É antiderrapante, não absorve calor e permite desenhos e cortes variados.
Paramantê-la, é necessário limpeza constante, pois o material mancha com facilidade.
Seixo Rolado
Não dá estabilidade para a circulação; pode ficar escorregadio, caso não sejam previstas juntas maiores entre as pedras.
Sua limpeza é fácil, mas as pedras podem se soltar.
É possível variar bastante o desenho e intercalá-lo com outros materiais, o que é recomedável; só com tijolo, o piso pode ficar escorregadio.
Piso Laminado
Dentre as diversas marcas e linhas de pisos laminados, encontramos os de baixa resistência, média resistência e alta resistência ao desgaste e aos riscos, que servem tanto para uso residencial quanto comercial.
Entretanto, nenhum piso é totalmente à prova de riscos e desgaste, sendo necessário tomar alguns cuidados tais como: colocar um capacho junto à porta de entrada para reter particulas de pedra e sujeira, e colar protetores de feltro nas bases de móveis e pés de cadeiras. Caso seja necessário movimentar móveis pesados, forre-os antes com panos, pedaços de forrações ou carpetes para evitar o atrito.
Piso Sinteko
Piso muito bonito para interiores, mas de manutenção frequente. É necessário que seja refeito ao longo dos anos.
Limpeza: coloque álcool na água da limpeza. Dissolva 100ml de álcool em cinco litros de água e limpe o piso com uma flanela umedecida na mistura.
Nas áreas do piso onde a luminosidade não incide, como aquelas que ficam sob os tapetes, a madeira pode apresentar uma coloração mais clara que o resto. Para resolver esse problema, deixe que a área fique exposta à luminosidade durante algumas semanas. Isto vai fazer com que o piso volte a sua tonalidade original.
Não permita exposição à umidade excessiva, pois isso poderá danificar o acabamento.
—————