Há 22 anos com você!


Retrofit: renascimento e preservação do antigo

29/07/2014 15:20

Termo novo no mundo da construção e arquitetura, o retrofit vem ganhando cada vez mais espaço. O termo em inglês nada mais é do que a popular “reforma”, mas com um sentido de customizar, adaptar e melhorar os equipamentos, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício. A ideia principal é renovar e atualizar, mantendo as características intrínsecas do bem retrofitado. Não se trata simplesmente de uma reconstrução, e sim do renascimento, aliado ao conceito de preservação da memória e da história.

A prática surgiu e se desenvolveu na Europa e já é muito usada nos Estados Unidos. Locais em que a rígida legislação não permitiu que o rico acervo arquitetônico fosse substituído, abrindo espaço para o surgimento desta solução que preserva o patrimônio histórico ao mesmo tempo em que permite a utilização adequada do imóvel. No Brasil, ela ainda é recente, mas uma gama de profissionais já percebeu a sua importância e busca torná-la cada vez mais usual em nosso país.

O Obra24Horas entrevistou o arquiteto, professor convidado do Centro Universitário Belas Artes, consultor e fundador do IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura), Iberê Campos, para entender melhor dessa nova ferramenta e como empregá-la. Leia a entrevista completa e saiba mais sobre quando o retrofit começou a ser usado no Brasil e suas vantagens para a construção civil.

 

[FONTE: OBRA24HORAS.COM.BR]

—————

Voltar