Há 22 anos com você!


O estoque de material de construção pede planejamento e organização

07/06/2016 15:54

A estocagem de material de construção é uma etapa vital para garantir a qualidade dos produtos até o término de sua aplicação.

Para tanto, é necessário planejar com antecedência as operações de compra e de recebimento de materiais. Veja a seguir algumas dicas para a organização do canteiro de obras.

O estoque pede planejamento e organização

Planejamento e organização ajudam a organizar o canteiro, evitam a deterioração de materiais e otimizam o espaço do almoxarifado e das baias de materiais básicos, contribuindo para a qualidade dos produtos estocados. Um ambiente de trabalho limpo e arrumado permite também que se reduza a geração de resíduos e, consequentemente, o desperdício.

O cimento, por exemplo, deve ser utilizado em até 90 dias da data de fabricação. Caso contrário, há o risco de o material empedrar e perder sua eficiência. Portanto, é preciso planejar para que não haja excesso de material estocado.

Em linhas gerais, o local de estocagem de qualquer produto deve ser plano, limpo, seco e compactado; preferencialmente coberto para evitar perdas. Remova qualquer sujeira, como raízes, terra, metais ou resíduos. Armazene o material próximo ao local de uso. Dessa maneira, evita-se circular com o produto pelo canteiro de obras, o que pode gerar mais resíduo ou dispersão de poeiras.

Veja a seguir um layout de um canteiro de obra. Observe como os materiais são armazenados a partir de suas características gerais e forma de recebimento.

Complementarmente, considere também os seguintes aspectos para o correto acondicionamento dos materiais:

Esta matéria é parte integrante da coletânea Mãos à Obra pro, volume 4.

[Fonte: Mãos à Obra Pro]

—————

Voltar