Há 22 anos com você!


Imóveis estão cada vez menores; saiba como aproveitar bem os espaços

04/09/2019 09:20
Antigamente, ter uma casa no Brasil era, quase sempre, sinônimo de ter um imóvel enorme, com diversos quartos e centenas de metros quadrados. Hoje em dia, as coisas mudaram muito.
Por diversos motivos, as casas e principalmente os apartamentos estão cada vez menores. São muitos os motivos que fizeram com que o tamanho médio das casas e apartamentos fossem diminuindo no Brasil e no mundo. A predileção por prédios – cada vez mais altos – ao invés de casas é a principal razão.
Também podemos citar como motivo  a diminuição do número de membros da família média. Antigamente, as pessoas tinham muito mais filhos, e hoje não se chega à média de 2 filhos por casal. Outro motivo é que, com a correria do cotidiano atual, muita gente utiliza a casa apenas como dormitório. Ou seja, não precisamos – e não queremos – mais tanto espaço em casa. 
Em média, as construtoras estão investindo em apartamentos de 30 a 60 metros quadrados. Existem ainda as propriedades minúsculas. Atualmente, o título de menor apartamento do Brasil pertence a um domicílio de 9,8 metros quadrados, feito por uma construtora de Curitiba-PR.
https://www.gazetadopovo.com.br/haus/imoveis/em-curitiba-construtora-lanca-menor-apartamento-do-brasi/
Antigamente, ter uma casa no Brasil era, quase sempre, sinônimo de ter um imóvel enorme, com diversos quartos e centenas de metros quadrados. Hoje em dia, as coisas mudaram muito
 
Por diversos motivos, as casas e principalmente os apartamentos estão cada vez menores. São muitos os motivos que fizeram com que o tamanho médio das casas e apartamentos fossem diminuindo no Brasil e no mundo. A predileção por prédios – cada vez mais altos – ao invés de casas é a principal razão.
 
Também podemos citar como motivo  a diminuição do número de membros da família média. Antigamente, as pessoas tinham muito mais filhos, e hoje não se chega à média de dois filhos por casal. Outro motivo é que, com a correria do cotidiano atual, muita gente utiliza a casa apenas como dormitório. Ou seja, não precisamos – e não queremos – mais tanto espaço em casa. 
 
Em média, as construtoras estão investindo em apartamentos de 30 a 60 metros quadrados. Existem, ainda, as propriedades minúsculas. Atualmente, o título de menor apartamento do Brasil pertence a um domicílio de 9,8 metros quadrados, feito por uma construtora de Curitiba-PR.
 
 
Diante desta realidade, como fazer para economizar espaço e conseguir colocar todos os móveis necessários em poucos metros quadrados? Vamos a algumas dicas:
 

Utilize móveis multifunção

 
Com pouco espaço, um único móvel pode (e deve)  ter mais de uma função. A mesma estante, por exemplo, pode servir tanto para o quarto quanto para a sala e, quem sabe, servir de móvel para a televisão ou de mesa para um home office. Essa dica pode ser utilizada ainda mais em apartamentos com espaços abertos, sem tantas divisões em paredes.
 

Tente equilibrar o tamanho dos cômodos

 
Existem apartamentos que tomam muito espaço com alguns cômodos e acabam deixando outros muito pequenos. Se você estiver considerando uma reforma, tente equilibrar os espaços. Alguns domicílios dão muito espaço a alguns cômodos que não serão muito utilizados por determinadas pessoas. Por exemplo: para que ter uma lavanderia muito grande se você costuma mandar as roupas para lavar fora de casa?
 

Abuse de móveis embutidos e inteligentes

 
Com tão poucos metros quadrados disponíveis, é preciso aproveitar cada centímetro. Para isso, uma boa ideia é usar móveis embutidos (os chamados "móveis inteligentes) e abusar da criatividade.
 
A cozinha é um dos cômodos em que mais são empregadas as técnicas do design inteligente. Em prédios com ligações a gás, por exemplo, um forno a gás pequeno e embutido pode economizar espaço ficando abaixo do cooktop ou ao lado da pia.
 

Aposte em prateleiras altas

Tudo bem se você precisa de espaço para guardar documentos, fotos ou livros e mora – ou vai morar – em um apartamento pequeno. Não se desespere. Se planejar bem, há espaço para tudo. Aposte em prateleiras altas, que combinem com o restante dos móveis, mas que “criem” espaço sem atrapalhar a movimentação pela casa.
 
Tome cuidado, apenas, para não deixá-las muito no alto e, depois, precisar de um banco ou cadeira para alcançá-las.
 
 
 
Veja também:
 
 
 
 

—————

Voltar