
Há 22 anos com você!
Gerenciamento de obras: 5 processos para melhorar
20/03/2017 17:13Quantas vezes você já teve dificuldades por não ter um bom planejamento em suas obras? Ter um planejamento bem estruturado é fundamental para ser bem sucedido na gestão de obras.
Aliás, todo o resultado final depende do bom desempenho dos processos de gerenciamento, desde a elaboração da planta até a colocação do último tijolo.
Os processos de gerenciamento de obras são divididos em categorias já conhecidas entre engenheiros e profissionais da construção civil. Porém, para alcançar os resultados mais eficientes em seus projetos é possível melhorar esses processos, de modo a adaptá-los às suas necessidades. Conheça abaixo os 5 processos de gerenciamento de obra que você pode melhorar:
1. Processo de planejamento físico-financeiro da obra
Toda obra requer um planejamento físico-financeiro, que deve ser cumprido desde o começo até o fim. Sendo assim, para otimizar o processo de gerenciamento de obra é necessário estudar o prazo do compromisso assumido e o orçamento disponível para a concretização do projeto e, somente a partir daí, montar o planejamento.
A elaboração do planejamento deve conter a discrição detalhada de todas as etapas da obra, bem como os custos em cada uma delas como, por exemplo, aquisição do material de construção e o pagamento da mão de obra. O planejamento tem que estar documentado em um relatório, devendo ser distribuído para os responsáveis por todos os setores da obra para ser consultado sempre que necessário.
2. Programação de aquisição de serviços e materiais
É mais comum do que se pensa ver obras atrasadas devido à falta de planejamento no que diz respeito à aquisição de serviços e materiais, uma vez que sem eles não é possível dar andamento à construção. O gestor da obra deve trabalhar com uma programação adiantada da compra destes itens, estando sempre, pelo menos, uma etapa à frente dos procedimentos estabelecidos no planejamento.
3. Processo de gerenciamento logístico e operacional da obra
O planejamento logístico e operacional da obra deve ser feito com antecedência, analisando o canteiro de obras, o fluxo de pessoas e materiais no local, a dimensão das instalações provisórias e escolhendo os equipamentos de transporte.
Ao realizar este processo de gerenciamento de obra com antecedência, torna-se mais fácil identificar os fatores que agregam facilidade ou transtornos para o andamento da construção, sendo possível se planejar e agir antecipadamente, contornando os obstáculos e fazendo uso dos facilitadores.
4. Acompanhamento e controle das atividades
Também faz parte dos processos de gerenciamento de obra estabelecer um acompanhamento e controle rigorosos sobre as atividades.
Para obter resultados mais eficazes, é necessário estabelecer os métodos de avaliação da produtividade, analisar a qualidade dos serviços prestados em todos os setores, trabalhar para acabar com o desperdício de materiais e de tempo, o que evita que ocorram prejuízos financeiros e atrasos.
5. Retroalimentação do planejamento físico-financeiro
A retroalimentação do planejamento físico-financeiro consiste em analisar o planejamento durante a execução da obra, adotando medidas para corrigir possíveis falhas e amenizando os seus impactos, tendo como objetivo cumprir com todas as metas de custo e prazo.
Para evitar que este processo cause maiores transtornos, é preciso estudar as melhores formas de consertar o erro, descartando a necessidade de ter que refazer alguma etapa.
[Fonte: Fórum da Construção]
—————