Os blocos de vidro são utilizados para dividir ou fechar espaços. Formam paredes translúcidas que garantem apelo estético e iluminação natural aos ambientes. Estão muito presentes em áreas internas e externas de residências, escritórios, clínicas e outros estabelecimentos como alternativa às divisórias convencionais de drywall.
Disponíveis em diferentes modelos (transparentes, foscos e até mesmo coloridos), eles podem ser vazados ou de vedação. Proporcionam isolamento térmico e acústico, bloqueio de parte dos raios solares e translucidez de, aproximadamente, 75%. Por outro lado, os blocos de vidro são mais caros do que os comuns e pedem uma instalação mais cuidadosa. Um único bloco mal encaixado ou alinhado de forma errada pode arruinar um bom projeto.
Como aplicar blocos de vidro
O sucesso da aplicação está diretamente relacionado ao prumo e ao alinhamento dos blocos, uma vez que a parede não pode ter defeitos quanto à sua uniformidade. Por isso, recomenda-se o uso de espaçadores plásticos para manter o distanciamento correto entre as peças e, em alguns casos, o uso de barras de ferro para estruturar o conjunto.
Antes e após o assentamento da primeira fiada, é fundamental verificar o nivelamento vertical e horizontal, a fim de evitar que a parede toda saia de esquadro. Deve-se aplicar uma camada de argamassa nas juntas da base e, depois, nas laterais de cada bloco de vidro. O processo se repete nas demais fileiras. É indicado subir três fiadas de cada vez e, entre cada uma, é necessário colocar barras de aço para obter o correto travamento do painel a ser construído. Todas as faces precisam estar envolvidas com argamassa. Para fazer o acabamento entre as juntas, é necessário remover o excesso de argamassa.
Também é possível utilizar rejunte colorido, mas o acabamento das juntas deve ser aprofundado. Nesse caso, a aplicação é feita após 72 horas. A limpeza dos blocos requer apenas pano úmido, suficiente para garantir o perfeito estado das peças de vidro. Já para manter o painel conservado por mais tempo, pode-se utilizar um limpador de cerâmicas para retirar o acúmulo de sujeira dos rejuntes. Produtos ácidos devem ser evitados.
Veja o passo-a-passo da aplicação de blocos de vidro com argamassa
Qual é a argamassa adequada?
A argamassa ideal para aplicação dos blocos de vidro é a col
ante e deve ter alta aderência e características portantes para resistir ao peso das peças, além de obedecer às normas de assentamento e vedação de paredes.
[Fonte: Votorantim, "Mapa da Obra"]