Há 22 anos com você!


Dicas de ouro para construir uma parede de alvenaria

25/05/2018 17:04

Para executar uma parede de alvenaria, é preciso ter cuidado com diversos detalhes

Dentro os vários cuidados a serem tomados, está a planicidade e prumo da alvenaria e as dimensões dos vãos e folga para acunhamento. Cuidar para fazer a ligação correta entre paredes, e entre paredes e pilares, evita formação de trincas.

No projeto, devem ser consideradas as interações com outros sistemas, como: elétrico, hidráulico, exaustão, as tipologias dos tijolos, dimensões das paredes e dos vãos, posições das vergas e contravergas, a argamassa que será utilizada para assentamento e para encunhamento e disposição dos blocos, entre outros.

É possível realizar dois tipos de parede: de alvenaria estrutural e alvenaria de vedação. No caso da alvenaria estrutural, ela tem função estrutural, ou seja, cabe a parede de alvenaria estrutural reforçar a própria estrutura da edificação. Os blocos para esse tipo de parede são sempre vazados na vertical.

Por outro lado, cabe à alvenaria de vedação apenas “fechar” os vão do imóvel. Ou seja, não existe a função estrutural, seu papel na edificação é apenas o de vedar os espaços.

Passo-a-passo da construção de parede de alvenaria

  • Marcar o nível de acordo com a laje;
  • Locar as paredes através do projeto de marcação;
  • Definir a espessura da massa de assentamento horizontal;
  • Fixar os ferros cabelos no encontro da alvenaria com os pilares;
  • Assentar os tijolos, aprumando e alinhando cada fiada;
  • Utilizar como contraverga canaleta com duas barras de 6.3 mm ou duas treliças planas nas duas últimas fiadas transpassando 50 cm de cada lado do vão;
  • Deixar folga de 2 cm ou 1 cm para encunhamento;
  • Fazer a limpeza após término do serviço.

 

Dicas

Assentamento de blocos: Verificar o alinhamento, prumo, amarração e o esquadro são pontos fundamentais para garantir o correto dimensionamento da parede. Tenha certeza de que o pedreiro responsável pela construção da parede de alvenaria está seguindo tais procedimentos.

Ligação entre paredes e entre paredes e pilares: Para evitar a ocorrência de trincas ou fissuras, é necessário realizar uma ligação quando há um encontro entre duas paredes de alvenaria. Pode-se fazer isso de dois jeitos. O primeiro e mais comum é inserindo, a cada duas ou três fiadas, pequenas barras de aço nas juntas, por dentro da argamassa, a fim de ligar as duas paredes. Já no segundo caso, é possível cruzar os blocos das duas paredes, fazendo uma amarração entre eles.

Encunhamento: Ao fechar a parede, é comum que fique uma fresta entre o final da mesma e a viga ou a laje. Preencher esse espaço é a função que se dá ao “encunhamento”. Esse preenchimento pode ser feito com espuma expansiva de poliuretano, argamassa expansiva ou tijolos maciços, por exemplo.

 

Normas Técnicas:

ABNT NBR 16055:2012 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos

ABNT NBR 15575:2013 – Norma de Desempenho

 

[Fonte: Mapa da Obra, Votorantim]

 

—————

Voltar