
Há 22 anos com você!
Confira como escolher a argamassa correta
30/09/2016 15:07Optar por uma argamassa que não seja indicada ao serviço executado pode causar problemas e prejuízos
Na hora de comprar uma argamassa duas dúvidas logo surgem: qual a quantidade e o tipo adequados diante de tantas opções que estão à disposição nas lojas de material de construção. Normalmente, as dicas e orientações são dadas pelo profissional que está executando o serviço ou pelo vendedor da loja. O problema é que uma escolha errada pode gerar problemas no trabalho que será executado na sua obra, como o desplacamento do revestimento, gerando custos e retrabalho.
A argamassa é composta por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos, que tem a capacidade de unir materiais, impermeabilizar e nivelar superfícies, garantir resistência, regularidade e durabilidade do serviço. As características da argamassa definirão o tipo de aplicação mais adequado.
Conheça os tipos de argamassa que existem e veja qual é a ideal para cada serviço:
Argamassas normatizadas:
ACI – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas, pisos e paredes.
Argamassa de revestimento e de contrapiso.
ACII – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos em áreas internas e externas, pisos, paredes e fachadas.
ACIII – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores e granitos em áreas internas e externas, pisos e paredes, inclusive em piscinas e fachadas. Indicado para sobreposição de cerâmica ou porcelanato sobre cerâmica em áreas internas.
Argamassas direcionadas:
PSP (Piso sobre Piso) – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras decorativas (Miracema, Goiás, Mineira, São Tomé e Canjiquinha) e sobreposição de cerâmicas e porcelanato sobre cerâmicas em áreas internas e externas, pisos e paredes.
Porcelanato Interno – Ideal para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos em áreas internas, pisos e paredes, além de gesso acartonado interno.
Pastilhas – Ideal para assentar e rejuntar simultaneamente pastilhas de vidro e porcelana.
Bloco de Vidro – Excelente para o assentamento e rejuntamento de blocos de vidro, em áreas internas, externas e fachadas.
Grandes Formatos – Indicado para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos, ardósias e demais pedras naturais de grandes formatos em pisos, áreas internas e externas.
Argamassa de alta performance:
Cola Tudo – Assentamento de grandes formatos e/ou baixa espessura, pedras naturais, cerâmicas, porcelanatos, piso vinílico, pastilhas de porcelana e pastilhas de vidro, em áreas internas e externas, inclusive fachadas, piscinas e instalações submersas. Altíssima propriedade de fixação em concreto e alvenaria, indicada para o assentamento de peças de grandes formatos em fachadas a grandes alturas.
Argamassas básicas e não colantes:
Massa Pronta – Ideal para revestimento de tetos e paredes de alvenaria, em áreas internas e externas, e assentamento de blocos de alvenaria de vedação. Indicada também para reboco.
Chapisco Concreto – Promove uma excelente camada de aderência entre o concreto e o revestimento. É ideal para assentar e rejuntar paredes com blocos de vidro.
Rejunte:
Rejuntamento Flexível – Ideal para cerâmicas em áreas internas e externas.
[Fonte: Votorantim, Mapa da Obra]
—————