Há 22 anos com você!


Condomínios adotam medidas para economizar água

05/01/2015 17:24

O uso racional da água, em localidades que estão em escassez, é um processo que exige determinação e conscientização.

Há alguns anos, a falta de água parecia ser uma ameaça distante para uma metrópole como São Paulo. Entretanto, o que se vê nos dias atuais é que as previsões de estudiosos estavam certas. Todos os dias, as manchetes em jornais e TVs estampam a falta de água como assunto principal, as represas que abastecem o Estado estão secando e, como resultado disso, bairros e municípios têm sentido na pele esta escassez.

Desta forma, é necessária a conscientização de moradores e prestadores de serviços, pois é um problema que atinge a todos. Alguns condomínios têm tomado providências e a palavra de ordem, mesmo com as chuvas que começam a cair, agora é: economizar. A ideia é pensar não somente no presente, mas também no futuro do abastecimento de água.

Nos condomínios, quem mais tem contato com a água são os funcionários, portanto, durante este período de seca, é de suma importância que eles sejam instruídos. Ao invés de se lavar a área externa, por exemplo, pode-se orientá-los a somente varrer. Já nas áreas internas, usar o aspirador de pó e pano úmido, e usar o balde ao invés de usar a mangueira. Assim, pode-se reaproveitar a água do balde para dar descarga no vaso sanitário.

Nas residências dos condomínios, por exemplo, pode-se economizar água com alguns procedimentos básicos, como coletar a água que sai do chuveiro antes de aquecida em um balde e depois utilizá-la no vaso sanitário ou para lavar as sacadas. Pode também colocar uma garrafa de 600 mL cheia de água dentro da caixa acoplada para economizar água nas descargas. Em prédios as caixas d’água acopladas são os maiores vilões da economia.

 

 

 

[FONTE: O DOCUMENTO - IMÓVEIS]

 

—————

Voltar