Há 22 anos com você!


Como misturar cores e fazer o seu próprio tom de tinta

06/09/2014 22:13

Ao invés de você estocar várias latas de tinta, que sobraram de projetos já terminados, pensando em reutilizá-las em alguma outra oportunidade, você pode ter a sua cor desejada sempre à mão, na quantidade que necessitar. Como? Criando você mesmo a sua própria cor.

Uma solução prática é você misturar tinta branca com corantes, até chegar à cor desejada. Para realizar os testes, compre uma latinha de tinta branca e vários frascos de corante, para misturar e experimentar à vontade. Além de ser mais barato que uma lata grande de tinta de 18 litros, uma embalagem de corante rende muito mais.

Aqui vão algumas dicas da blogueira e decoradora Thalita Carvalho (do programa "Decora", do canal por assintura GNT) para ajudar você a desenvolver a sua própria cor de tinta:

"Você pode usar tinta acrílica ou esmalte. Prefiro usar tinta à base d'água para as áreas internas, pois o cheiro é mais suave e não assassina rolinhos e pincéis após o uso. Lavou com água, tá novo."

>> "Não deixe de verificar se o corante é compatível com o tipo de tinta (ex: à base d'água, óleo...)"

>> "Ao misturar o corante à tinta, tente contar quantas gotas serão usadas de cada pigmento, anote, e guarde. Assim, se você precisar misturar mais tinta, ficará mais fácil chegar próximo ao tom desejado. "

>> "O pigmento ocre pode ser usado para "aquecer" as cores, tornar os tons mais quentes."

>> "Você pode misturar sobras de tinta das latas que você tem em casa, desde que elas sejam todas do mesmo tipo e base (esmalte, acrílica, à base dágua, óleo...)."

 

Acesse o blog da Thalita Carvalho, "Casa de colorir", para ver mais dicas como estas para encontrar a sua cor ideal e decorar ambientes de acordo com a sua criatividade.

 
[FONTE: Blog Casa de colorir]

 

—————

Voltar